domingo, 12 de novembro de 2017

Ética





  
Por uma ética na produção da arquitetura brasileira



Biblioteca Nacional por Jorge Costa

  
            Pensar a ética no âmbito da arquitetura e do urbanismo requer a consideração dessa atividade profissional dentro do universo da cultura ética brasileira. O arquiteto e o urbanista conquistam um desempenho profissional qualificado quando imbuídos de um espírito de cidadania pleno e revelador de uma cultura. O exercício da arte e da técnica de forma integrada e engajada demanda do profissional uma postura permeada por princípios sociais e políticos que possa contribuir para a formulação de uma política setorial de ponta.
          O projeto “Por uma ética na produção da arquitetura brasileira” tem como objetivo reconhecer e promover a importância da ética no exercício da arquitetura e do urbanismo combinado a uma ação contínua de construção de cidadania brasileira.        
           O instrumento que orienta a atividade profissional qualificada do arquiteto e do urbanista é o Código de Ética e Disciplina, ancorado nos princípios da Deontologia, uma teoria normativa concernente aos deveres e à moral que integra a Filosofia Moral contemporânea. O código apresenta duas funções deontológicas: a primeira delas é a função educacional, preventiva e informativa, que promove a boa conduta em relação à prática da Arquitetura e do Urbanismo; e a segunda, a coercitiva, enquadra de forma disciplinar os procedimentos inadequados que ferem os princípios éticos da profissão.
           Para este projeto teremos arquitetos e urbanistas, universidades e a sociedade em geral para uma discussão sobre o estado atual da ética na produção da arquitetura e do urbanismo, tendo como foco principal a interface com a formação profissional, em uma abordagem atenta às obrigações para com o interesse público, o cliente, a profissão, os arquitetos e urbanistas e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo. A busca de excelência e compromisso profissionais segue uma trajetória na qual a universidade e os órgãos de classe têm papel fundamental no processo de formação e disseminação de conteúdo ético.
             O objetivo é manter um espaço de diálogo permanente e democrático que nos permita um redimensionamento do campo profissional tendo em vista tanto as reais necessidades técnicas e sociais da cultura arquitetônica e urbanística brasileira, como a possibilidade de a Ética vir a constituir, de forma estratégica, um acervo profissional que demarca o processo de construção de capital simbólico.
           














Nenhum comentário:

Postar um comentário